NOSSAS EXPERIÊNCIAS

9 de dez. de 2011

Resumo
Objetivo:
Problemas relacionados ao consumo de álcool são freqüentes, especialmente entre a população jovem. Analisamos a publicidade
como um dos fatores passíveis de modificação com impacto no aumento do consumo de álcool.
Método: Foi realizada uma revisão
bibliográfica de trabalhos que investigaram de diversos pontos de vista o impacto da publicidade do álcool sobre o consumo. A busca foi
feita nas bases de dados Medline, SciELO, PsychoInfo e Google Scholar no período entre 1990 e 2008 e utilizou-se a técnica de “bola
de neve” para a indicação de autores mais profícuos na área. Obtiveram-se mais de uma centena de artigos.
Resultados: O conjunto
de trabalhos aponta que fatores como exposição à publicidade e atratividade da publicidade de bebidas alcoólicas estão relacionados
com uma maior expectativa de consumo futuro e com um consumo maior e mais precoce, principalmente entre adolescentes e adultos
jovens. Apesar das dificuldades metodológicas, estudos econométricos mais recentes consideram que a redução e/ou banimento
de publicidade teria efeito de redução do consumo de álcool. Questões referentes às bases neurofisiológicas do processo de tomada
de decisões e da liberdade de escolha no contexto da exposição à publicidade também são discutidas.
Conclusões: O conhecimento
atual sobre o tema indica que a redução da exposição à publicidade tem impacto sobre o consumo de álcool, principalmente entre os
mais jovens.
Descritores:
Álcool; Consumo de bebidas alcoólicas; Adolescentes; Transtornos relacionados ao uso de álcool; Controle da publicidade

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