NOSSAS EXPERIÊNCIAS

5 de fev. de 2012


O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto, participou, nesta sexta-feira (25/11), da cerimônia de ampliação do atendimento do Ligue 180.

 O evento marcou o Dia Internacional pelo fim da Violência contra a Mulher. O serviço, que já atende todo o Brasil, passa a ser oferecido também em Portugal, Espanha e Itália para brasileiras que sofrem violência ou tenham sido ludibriadas por organizações criminosas com falsas promessas de emprego. O ligue 180 é uma parceria da Secretaria de Políticas para Mulheres, Ministério da Justiça e Ministério das Relações Exteriores

De janeiro a outubro de 2011, o Ligue 180 registrou 58.512 casos de violências, sendo 31 mulheres vítimas de tráfico. Segundo Barreto, o fato dessas mulheres estarem fora do país, não significa que elas deixam de ter direitos. Não podemos permitir que isso aconteça. As mulheres já estão sozinhas em um país com língua e costumes diferentes. Precisamos dar apoio a essas brasileiras, reiterou.
Ele lembrou que muitas são vítimas de tráfico de pessoas e se encontram em situações análogas à escravidão; têm seu passaporte retido e precisam pagar a passagem, a moradia e a alimentação, numa dívida que nunca termina. A ideia é não só ter um canal de denúncia, mas investigar cada uma delas.

Para a ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres, Iriny Lopes, uma ligação pode significar a diferença entre viver e morrer; a chance de sair do cárcere privado e retornar ao Brasil. O nosso serviço tem credibilidade porque mantém o sigilo, não há vazamento de informações. As ligações podem ser feitas a cobrar de qualquer telefone. Os atendentes são capacitados para atendimento com o cuidado necessário, com isso as mulheres não estarão mais sozinhas. Estarão abraçadas pelo estado Brasileiro com sua cidadania.

                                                                               
Serviço
Para a Espanha, é preciso ligar para 900 990 055, fazer a opção 3 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número (61) 3799 0180. Em Portugal, o número é 800 800 550, também fazer a opção 3 e informar o mesmo número no Brasil. Na Itália, as brasileiras podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 3 e, depois, informar o número (61) 3799 0180.

Da mesma forma que no Brasil, a Central de Atendimento à Mulher 180 vai funcionar 24 horas por dia, de segunda a domingo, inclusive feriados, com "Ligações Gratuitas". O serviço da Central conta com a Parceria do Ministério da Justiça e suporte de Embaixadas e Consulados. No futuro, a intenção da SPM é estender o serviço a outros países.

Central de Atendimento à Mulher Ligue 180

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor