NOSSAS EXPERIÊNCIAS

13 de fev. de 2012

"No princípio dos tempos, o Carnaval simbolizava o poder de Deus e dos Humanos sobre o Diabo.


 É daqui que a ideia dos disfarces vem. Este feriado era apenas um feriado religioso para divertimento das pessoas. No entanto, hoje em dia, gastam-se milhares e perdemos todo o espírito Carnavalesco", disse Luís Miguel Côrte-Real na Conferência Anual da Economia das Nações Unidas.

Além da idéia de Luís Miguel sobre gastos com fantasias ou máscaras, nessa época também é notório o aumento da exploração desenfreada do corpo “malhado” e do consumo de álcool e drogas.

A preocupação em trabalhar o corpo para que ele fique “bom” para o verão é vinculada ao cuidado para apresentá-lo “em forma” durante o Carnaval. Principalmente, nessa época em que os desfiles de mulheres quase nuas no Rio de Janeiro e em São Paulo são marcas dessa festa no Brasil. Nesse sentido, podemos destacar ainda a Globeleza, que desde os anos 90, exibe, até mesmo em horário nobre, um corpo nu na emissora de TV aberta de maior audiência do Brasil.


Sempre quando se aproxima o Carnaval muitas marcas de cerveja exibem comerciais relacionando o consumo de seu produto à festa. Como em todo comercial desse tipo, sempre há clima de festa. Parece que a mensagem transmitida é que a diversão está vinculada ao consumo de álcool. Assim, aumenta o consumo exagerado da bebida, que acarreta vários danos, principalmente quando misturada à direção.

No Carnaval há ainda um aumento na oferta de drogas ilícitas. “O LSD e o ecstasy são drogas que não são usadas no dia-a-dia, são usadas para um fim específico, principalmente para festas ou algo que requeira muita energia”, afirma o Coordenador de Repressão de Entorpecente da PF, Paulo Tarso. Na época do Carnaval é possível comprar essas drogas pela Internet, como nesse anúncio encontrado em um site: “VENDO ECSTASY E LSD - PROMOÇÃO CARNAVAL 2010 !!!".


Essa alta exposição do corpo, aliada ao consumo de drogas e bebidas alcoólicas, apresenta um sexo mais fácil, que aumenta a possibilidade de uma gravidez indesejada ou a transmissão de DSTs. Por isso, todos os anos são exibidos comerciais feitos pelo Ministério da Saúde que incentivam o uso da camisinha.

Todo esse texto foi construído com base em notícias encontradas na Internet. Mas será que o Carnaval no Brasil é mesmo assim?

Fonte: Heloane Grecco.



SEMPRE E BOM LEMBRAR .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor