NOSSAS EXPERIÊNCIAS: Onde procurar ajuda.

7 de dez. de 2011

Onde procurar ajuda.

Onde procurar ajuda

Além dos serviços oferecidos na rede pública de saúde, é possível contar com outros recursos disponíveis na comunidade, como os grupos de mútua ajuda - Narcóticos Anônimos (NA), Grupos Familiares e Grupos Familiares Nar-Anon do Brasil (Nar-Anon) -, assim como comunidades terapêuticas.
O sistema de busca do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid) permite acesso a instituições brasileiras que oferecem tratamento para dependentes de drogas como o crack. Pelo site, os interessados podem localizar a instituição mais próxima e utilizar filtros de busca por estados, cidades ou CEP.
O governo federal, por meio da SENAD, mantém ainda a central telefônica VivaVoz (0800 510 0015), que presta orientação e fornece informações por telefone sobre o uso indevido de drogas. O serviço é gratuito e aberto a toda população e os atendimentos são realizados por consultores capacitados e supervisionados por profissionais da área de saúde. No Disque Saúde (0800 61 1997), também é possível obter mais informações.Denúncia ao tráfico Cada estado brasileiro possui um canal de denúncias ao narcotráfico. A Policia Militar recebe denúncias pelo telefone 190. As policias Civil e Militar de cada Estado estão preparadas para receber informações sobre atividades relacionadas ao tráfico de drogas.
Estados como Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará também contam com o Narcodenúncia, um canal que recebe denúncias ao narcotráfico através do telefone 181. O número deve ser acionado sempre que houver informações que possam levar a polícia até o traficante. Ao ligar para este numero, a denúncia será registrada e investigada. O sistema recebe denúncias anônimas e garante o sigilo do denunciante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor